O GTA V já entrou e saiu do catálogo do Game Pass diversas vezes, mas chegou ao xCloud uma única vez. E essa vez fez o serviço explodir em acessos como nunca antes visto.
Quando foi descoberto que o GTA V estaria marcado para chegar ao Game Pass e que estaria disponível no xCloud, a comunidade do Xbox parou os grupos do WhatsApp e Facebook. Só se falava nisso e nada mais.
Chegado o dia do lançamento, o jogo estava marcado para ficar disponível por volta das 14h, como costuma acontecer com os lançamentos do Game Pass. Mas, por incrível que pareça, às 13h da tarde já haviam usuários atualizando a página para ver se o jogo já aparecia disponível.
Quando o jogo finalmente foi disponibilizado, tivemos um boom de publicações repetidas sobre o caso, lotando diversos grupos no Facebook. Conforme a notícia se espalhava, mais e mais usuários abriam o xCloud para aproveitar essa novidade.
O jogo, é claro, rapidamente trouxe filas de meia hora, mas o curioso é que o serviço conseguiu se manter estável durante a sobrecarga. Sim, isso mesmo. O xCloud não arregou uma vez sequer durante o lançamento de um jogo de peso como GTA V.
O jogo realmente explodiu em acessos no xCloud. Literalmente todas as sessões do modo online estavam lotadas de jogadores, a maioria level 1. Obviamente, todos — ou pelo menos a grande maioria esmagadora — jogando pelo xCloud. Na internet, tivemos diversos relatos de jogadores que testaram o GTA V pela primeira vez na vida, graças ao Cloud Gaming. E vimos isso na prática, no modo online.
A felicidade em jogar o GTA V pela primeira vez era tanta, que não apenas um, mas vários jogadores faziam diversas publicações no mesmo dia, aproveitando e compartilhando cada detalhe do jogo, como se fosse a primeira vez — e realmente era.
Essa é a importância do Cloud Gaming em países onde o acesso aos games é extremamente limitado. Para nós, o GTA V no Game Pass hoje em dia não é nada demais. Mas precisamos lembrar que nem todos possuem a mesma condição financeira que nós. Para muitos, o lançamento de GTA V no xCloud foi motivo de muita felicidade — e essa felicidade conseguiu durar por meses, até que, em dezembro de 2023, a Microsoft anunciou que o jogo sairia do catálogo em janeiro de 2024.